Home » Na Cara » Desmame precoce: implicações para o desenvolvimento motor-oral

20
mai

Desmame precoce: implicações para o desenvolvimento motor-oral

Postado por Caretas em 20 de maio de 2010

Amamentar, além de ser um ato de amor, é um verdadeiro exercício para o bebê, pois ajuda no crescimento e no desenvolvimento craniofacial, assim como, no desenvolvimento adequado das funções motoras orais. O aleitamento materno favorece os aspectos nutricionais, imunológicos, econômico-sociais e emocionais, devendo ser exclusiva até os 6 meses de vida do bebê.

Na amamentação o ato de sucção é muito importante, pois proporciona ao bebê melhores condições de estimulação do seu sistema sensório-motor-oral, promovendo o desenvolvimento adequado dos órgãos fonoarticulatórios (lábios, língua, mandíbula, maxila, bochechas, palato mole, palato duro, assoalho da boca, musculatura peri-oral e arcadas dentárias), do desempenho das funções de respiração, mastigação, deglutição e articulação dos sons da fala, reduzindo a presença de maus hábitos orais e de várias patologias fonoaudiológicas.

Durante a mamada o bebê deve sugar de maneira harmônica, com ritmo, força e sustentação o que inclui adequação nos aspectos de reflexo de busca e de sucção, vedamento labial, movimentação de língua e mandíbula, coordenação sucção-deglutição-respiração e ritmo de sucção. Esses movimentos permitem uma variação na pressão intra-oral, fundamentais na extração e na condução do leite. A pega adequada da aréola e do mamilo é essencial para a movimentação correta das estruturas orais durante a mamada.

Ao sugar o seio materno, o bebê estabelece o padrão adequado de respiração nasal e postura correta da língua, assim como, adequação da força muscular necessários ao bom desempenho funcional. Estas forças musculares quando adequadas, promovem uma ação modeladora, entretanto, em condições inadequadas, podem conduzir a alterações anatômico-funcionais indesejáveis.

O desmame precoce pode levar a ruptura do desenvolvimento motor-oral adequado, provocando alterações na postura e força dos órgãos fonoarticulatórios, prejudicando as funções de mastigação, deglutição, respiração e articulação dos sons da fala. Quando ocorre o desmame precoce, a postura dos lábios fica entreaberta, facilitando a respiração oral. Com a falta da sucção no peito, o bebê não supre suas necessidades de sucção e acaba adquirindo hábitos de sucção não-nutritiva (SNN), dentre eles, a sucção digital (chupar dedo). O uso de mamadeira e de chupeta, pode causar alterações na oclusão dentária e na respiração. Somente a sucção no peito materno promove a atividade muscular correta.

Como vimos, o desmame precoce trás conseqüências ao desenvolvimento motor-oral, a oclusão e a respiração da criança. Por isso, ressalta-se a importância do aleitamento materno. O incentivo a essa prática e o adequado padrão de sucção é a base para a prevenção de alterações fonoaudiológicas no que se refere ao sistema motor-oral.


Sobre o autor:

Criado por grupo Caretas

Comentarios


↑ Ir Para Topo Da Página

Um Comentário para Desmame precoce: implicações para o desenvolvimento motor-oral

  1. Leandro disse:

    Todas as mâes deveriam ler esse texto!!!!

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (Não sera publicado) (obrigatório)

Site

Mensagem