Home » Na Voz » Nervo laríngeo superior e alterações vocais

29
nov

Nervo laríngeo superior e alterações vocais

Postado por editor em 29 de novembro de 2010

A fadiga vocal, rouquidão, alteração no volume e extensão vocal são sintomas comuns a várias afecções, com isso, nem sempre é realizado um diagnóstico correto.

A partir da descrição de sintomas, estudos clínicos foram feitos visando aferir a suspeita de paralisia do nervo faríngeo superior. A lesão deste não acarreta em imobilidade da prega vocal, já que seu ramo externo motor não está envolvido com os movimentos de rotação da cartilagem aritenóidea; responsável pela abdução e adução das pregas vocais; por isso menos diagnosticada devido a pouca repercussão clínica.

Métodos como vídeoestrobolaringoscopia, análise acústica, eletromiografia e teste de função pulmonar foram utilizados para tal estudo. Os sinais mais característicos relatados foram a rotação posterior da glote, rouquidão, fadiga vocal e alterações no volume e na extensão vocal. Entretanto, nenhuma confirmação pôde ser realizada; é necessário um maior estudo, com um número maior de pacientes que apresentam apenas paralisia unilateral isolada do nervo laríngeo superior, para que então seja feita uma confirmação de tal parâmetro.

Referencia:

Noemi B.,Vanessa V.,Paulo P.Sinais clínicos na paralisia unilateral de nervo laríngeo superior.ACTA ORL (17-20,2005)

Grupo de Neuroanatomia: Prof. Paulo Taitson

Luiza Diamantino

Camila de Freitas

Eleilane


Sobre o autor:


Comentarios


↑ Ir Para Topo Da Página

Um Comentário para Nervo laríngeo superior e alterações vocais

  1. Fabiana disse:

    Parabens meninas!!! =D

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (Não sera publicado) (obrigatório)

Site

Mensagem