Home » Na Fala » A Diversidade dos dialetos sociais e regionais

20
mai

A Diversidade dos dialetos sociais e regionais

Postado por Falantes em 20 de maio de 2010

Você sabe o que são os dialetos? Já ouviu falar nessa grande diversidade de fala existente entre as pessoas de variados lugares?

Os dialetos regionais são compostos de vários padrões de sons correspondentes ao local onde a pessoa vive. Dependendo da forma como o termo “dialeto” é definido e quais características lingüísticas serão consideradas dentro dele, existe muito mais que 10 dialetos regionais distintos, como por exemplo, o “mineirês”, onde os mineiros usam muito os termos “uai”, “vixi”, “lideleite (litro de leite)”, “quidefeijão (quilo de feijão)” e por ai vai.

Os dialetos regionais estão relacionados à classe ou status da pessoa, composição étnica e/ou racial. O grau de inteligibilidade mútua entre os falantes distingue um dialeto de uma língua, assim como o grau de comunicação entre uma pessoa e outra, servindo como principal critério para se determinar se uma variedade lingüística é de fato regional ou social.

A interação de uma pessoa com outra, também faz com que uma delas use o dialeto da outra, em função da convivência. Quem nunca viu alguém que foi para a Bahia e quando voltou falva “maínha”, “paínho”?

Uma importante abordagem em estratégia de avaliação dos dialetos, seria analisar o perfil lingüístico e de fala da pessoa, englobando a sensibilidade e conscientização em relação às atitudes e percepções de diferentes culturas com as quais ela irá interagir. Desenvolver a sensibilidade em relação a diferentes culturas propicia conhecer diferentes informações e compreender melhor outras comunidades lingüísticas.

 

REFERÊNCIA:

LOWE, Robert J. Fonologia: avaliação e intervenção: aplicações na patologia da fala. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1996. 237p.


Sobre o autor:

Criado por grupo Falantes

Comentarios


↑ Ir Para Topo Da Página

7 Comentários para A Diversidade dos dialetos sociais e regionais

  1. Helbert Damasceno Eustaquio disse:

    Parabéns pela iniciativa! Gostaria de ver umas fotos no site hem! Abraço!

  2. Paulo disse:

    Parabéns!
    Achei Muito interessante !

  3. Liliana disse:

    Como professora gostaria de parabenizar vocês !!
    Parabéns!!

  4. marilene disse:

    Adorei esse artigo, e eu observo muito isso dentro da escola onde trabalho, a diversidade dos dialetos. Muito interessante! Continuem com esse trabalho, pois ele enriquece muito as pessoas, pois as mesmas ficam mais informadas e começam a conhecer os profissionais e o que cada um trata!

  5. Túlio disse:

    é muito legal saber essas informações de como cada região tem uma “própria forma de falar”. dá para ver como não só o Brasil, mas o mundo, é bastante diversificado! adorei o artigo de vocês.

  6. luana lara barbosa simao disse:

    meus parabens

  7. TAILANE disse:

    parabéns!! me ajudaram bastante.. bjuss!!!

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (Não sera publicado) (obrigatório)

Site

Mensagem