Home » Na Fala » Você tem a língua presa?

20
mai

Você tem a língua presa?

Postado por Falantes em 20 de maio de 2010

O equilíbrio das estruturas orofaciais como dentes, lábios e língua, é importante na produção de consoantes, pela alteração que provocam no fluxo de ar. Os fonemas (/f/,/v/,/s/,/z/) são os sons mais fáceis de serem distorcidos por serem contínuos e, portanto, qualquer alteração no padrão de pressão do ar pela constrição anterior da cavidade oral pode alterar esse som.

O que as pessoas chamam de língua presa causa, geralmente, o ceceio. O termo ceceio refere-se a uma  distorção na fala em decorrência da alteração na postura da língua que se posiciona entre os dentes da frente ou muito próxima a eles. São vários os tipos de ceceio observados, dentre eles, os mais comuns são:

Ceceio central ou anterior: ocorre um sopro na região central,ou seja, a língua encontra-se mal posicionada entre os dentes anteriores.

Ceceio lateral: ocorre quando a ponta da língua faz pressão sobre os incisivos centrais superiores, a corrente de ar é dividida e observa-se um escape lateral do ar  durante a fala.

Ceceio nasal: é relativamente raro, e está associado à retração da língua. No ceceio nasal o ar escapa pelo nariz na produção do /s/ e do /z/, por exemplo.

Essa distorção da fala muitas vezes está relacionada a maus hábitos como chupar dedo ou chupeta, a baixa de tônus da língua e a problemas na arcada dentária, que prejudicam também a boa mastigação. A força e a postura devem ser trabalhadas para que essa projeção da língua não ocorra mais, mesmo nos adultos. O ceceio infantil , antes de 7 anos de idade, pode estar relacionado ao crescimento facial e nem sempre necessita tratamento fonoaudiológico. Em alguns casos o ceceio cessa com o crescimento normal da mandíbula, que passa a acomodar melhor a língua.

Para quem pensa em ter a fala como instrumento de trabalho e apresenta essa alteração é necessário procurar  atendimento fonoaudiológico, pois essa alteração pode estar chamando mais atenção do que a própria fala pelo fato de a língua ficar entre os dentes e ocorrer um “chiado na fala”. Apesar de o visual chamar bastante atenção, no rádio e no telefone o escape de ar vai direto para o microfone e ser enfatizado.

O tratamento fonoaudiológico para o ceceio é feito pro meio de exercícios e orientações em relação a mastigação, deglutição e postura de repouso da face e estruturas relacionadas. A dedicação para tal é de grande importância para que o tratamento tenha resultado, já que os exercícios melhorarão a força muscular e a posição correta da língua.

O tempo de tratamento é, me média, de 3 meses, quando não há outros fatores envolvidos. Se você percebe que tem ceceio e isto te incomoda, procure um fonoaudiólogo para solucionar seu problema e não sofra mais com essa amolação. Ou você quer continuar dando com a língua entre os dentes?

LEITE, Antonelle Ferreira; SILVA, Sabrina Barros; BRITTO, Ana Teresa Brandão de Oliveira e  e  DI NINNO, Camila Queiroz de Moraes Silveira. Caracterização do ceceio em pacientes de um Centro Clínico de Fonoaudiologia. Rev. soc. bras. fonoaudiol. [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 30-36.

 


Sobre o autor:

Criado por grupo Falantes

Comentarios


↑ Ir Para Topo Da Página

122 Comentários para Você tem a língua presa?

  1. Jose Alvim disse:

    Achei ótimo o artigo do ceceio, apesar de não saber que a língua presa tinha outro nome. Muitas pessoas não deviam saber que era o Fonoaudiólogo que tratava esse distúrbio. Com esse trabalho de vocês, todos que acessarem vão conhecendo o que a fono faz. Muito bom!

  2. Luanna disse:

    Ei meninas..adorei o artigo e todo o site.Sempre escutei falar muito da fonoaudiologia,so não sabia que era uma área que abrange várias coisas.Parabéns pela iniciativa e pelos artigos!!=)

  3. EU FASSO FONO EU AMO FONO ……………….

  4. pierre henrique disse:

    quem nasce com paralisia cerebral e tem a lingua presa a cirurgia resolve

  5. Maria Victoria disse:

    bom,ja fui á minha primeira consulta na fono,vou conversar com ela sobre ceceio, talvez eu tenha isso,pois para falar palavras com som de “s” e “z”, sinto dificuldade,e a lingua fica entre os dentes,espero que a fono seja o suficiente, ameei este artigo, muito bom mesmo!

  6. Rodrigo disse:

    Eu não consigo expressar corretamente algumas palavra como arara-quara a palavra sai como se fosse g ,tem solução.O que devo fazer para corrigir,eu não sei se falo enrolado ou tenho a lingua presa.

  7. marcos antonio disse:

    Boa Noite! Eu não consigo me expressar corretamente com as palavras, tenho muitas dificudade enrolo muita a ligua, no L e em outras palavras gaguejo muita, as pessoas quase não entende. O que devo fazer nesses casos?
    obrigado.

  8. Paulo disse:

    Bom dia, tenho dificuldade p/ falar palavras c/ pr, tr etc…ex: prova, troco e palavras c/ gr ex. gramatica o “R” sai c/ com de “L”. Gostaria de saber se tem tratamento.
    Obrigado

  9. Geraldo da Fonseca disse:

    Gostaria de receber boletim sobre fonodiologia.
    obrigado, Geraldo da Fonseca

  10. Geraldo da Fonseca disse:

    Bom dia, meu neto tem 2 anos e 5 meses de idade, ainda não fala, ou seja fala papai mamãe, vô e vó; só pronuncia palavras oxitonas, é muito inteligente, entende tudo; faz muito esforço para falar usa mímica para pedir as coisas.
    Será que ele a lingua presa? Aguardo a vossa atenção.
    Obrigado, Geraldo da Fonseca – Juiz de Fora, MG

  11. erick disse:

    eu falo muitas palavras erradas ! principalmente as palavras com “g” “c” “q” e ” k ” .. não sei porqe .. mais quando eu falo por exemplo engolir eu falo assim ” en olir .. eu como o g … e quando eu falo cachorro eu falo assim ” achorro .. engolo oo c . ! mais se Deus quiser vou melhorar desse probleminha !
    maas tenho uma coisa a dizer ! em vez de nos todos que falamos errado nos preocuparmos com issu que é o de minimo !! Muita crianças na africa sofrem com coisas piores do que a gente e mesmo assim a gente fika revoltado com esse problema que temos ! GENTE ACORDA .. VAAMOS NOS PREOCUPAR COM ASSUNTOS MAIS PREOCUPANTES ! OBRIGADO ! UM ABRAÇO PRA TODOS !

  12. EUCILENE DE SOUSA disse:

    olá eu tenho um filho de 2 anos e três meses, até agora ele nâo fala nada, estou muito preoculpada, já levei até em uma neuro pediatra graças a Deus deu tudo normal,levei no otorrino também deu tudo normal.estou no 2ºsemestre de fono com ele não estou vendo resultado. o que eu faço? desculpe pela uma maê aflita.

  13. EUCILENE DE SOUSA disse:

    desculpe pelo erro mais e 3 anos e três 3 mesês

  14. Cláudia barros disse:

    Eucilene, veja com a Fono que está atendendo seu filho, o que ela prevê e como ela vê a evolução de seu garotinho. Marque um horário só com ela, para vc tirar estas dúvidas, creio que inicialmente é a melhor coisa a se fazer.

  15. Cláudia barros disse:

    Erick, você tem razão, quando fala dos problemas das crianças da Àfrica, mas não é por isto que devemos não preocupar com os nossos…. Talvez você não saiba, mas muitas pessoas são discriminadas profissionalmente e/ ou socialmente porque falam errado, muitas estão desempregadas por causa disto. Há também pessoas com baixa estima, deprimidas e com problemas sérios para serem alfabetizadas, pois tiveram problemas de fala e linguagem.
    O problema do outro, sendo maior ou menor do que o
    nosso, não é a justificativa para não tratarmos daquilo
    que temos capacidade e estudamos para tal. A Fonoaudiologia existe para isto, independente das pessoas estarem passando fome ou não. Este é o nosso trabalho, assim como há o do jardineiro, do dentista, do corretor, etc… Pense nisto! Procure um fonoaudiólogo, você vai gostar! Abraços!

  16. Cláudia barros disse:

    Paulo e Marcos, procurem um fonoaudiólogo, façam uma avaliação, vocês vão gostar dos resultados!!

  17. Gizelia disse:

    Bom tarde, tenho dificuldade p/ falar palavras c/ pr, tr etc…ex: prova, troco e palavras c/ gr . Gostaria de saber se tem tratamento.
    Obrigada

  18. Mari disse:

    Oi, meu filho tem 1 anos e 11 meses e apesar de ter um vocabulário pequeno, já apresenta ceceio, devo levá-lo a fono agora ou esperar mais um pouco ?

  19. andressa disse:

    Eu faço fono a tres anos e é muito bom

  20. Jorge disse:

    Eu não consigo expressar corretamente algumas palavra como arara-quara a palavra sai como se fosse g ,tem solução.O que devo fazer para corrigir,eu não sei se falo enrolado ou tenho a lingua presa.

  21. ivaneide perera do carmo disse:

    Boa noite tenho dificuldade de pronunciar letras c,q,g já fui ao fono e não tenho a lingua preza o que devo fazer.

  22. João Santos disse:

    Olá bom dia!!!

    Eu tenho dificuldade de falar algumas consoantes como s r l g x…..vc tem uma dica de exercícios.

    obrigado.

  23. luana disse:

    Olá eu tenho 12 anos e tenho a lingua presa so que isso não mim atrapalha em nada mas eu não gosto , em certos momento fico ate aguniaada oq eu devo fazer ?

  24. jheikson chaves araujo disse:

    Nao consigo pronunciar os sons das letrar ç, s, x, ch, r, e pronuncio os sons do z e j com som de g. tem tratamento? procurei uma fonoaudiologa ela disse que eu tinha uma carne crescida na gaganta e tinhar que operar . usar aparelho e so apos isso fazer sessoe com a fonoaudiologa, tenho 16 anos e sofro muito com isso, tem cura esse problema ?????????

  25. Dayanne disse:

    Olá…

    Tenho a língua presa, e isso faz com que eu empurra meus dentes superior para frente. Meus dentes não se encontra com os de baixo. Fui ao dentista para colocar aparelho, eles me disseram que além do aparelho tenho que fazer tratamento para melhorar a minha fala, pois se não terei resultado satizfatório com os meus dentes. Então pelo artigo que li terei que tratar com o fonoaudiologo. Me tratando, pararei de faar com a língua presa? Se sim, com quantos tempo terei este resultado? Você sabe me informar a faixa de preço deste tratamento?

    Agradeço desde já.

  26. nathália disse:

    Como é importante a comunicação em nossas vidas, a cada momento percebemos que comunicar bem faz toda diferença. Fonoaudiólogo o profissional da comunicação faz toda diferença!

  27. Nelto Almeida disse:

    Tem 19 anos e não consigo fala palavra com L ou R isso é muito constrangedor sempre tem um pra fica tirando o saro no jeito que eu falo.quero sabe se tem algum tratamento oque eu deve faze pra muda isso não aguento mais se motivo de piada dos meus colegas.

  28. Juliana Rossi Barbosa disse:

    Olá..
    minha bebê agora com 18 meses, fala já algumas palavras, mas percebo que ela tem dificuldade em algumas vogais, por exemplo ela nao fala “xixi”ela fala “i-i”,…ela tem dificuldade de falar a consoante “c” e a consoante “m”..nas palavras mamae e cuco…ela nao fala mamae, mas fala papai…e nao fala cuco, fala u-o.
    Gostaria de saber a partir de quanto em idade pode-se diagnosticar se ela tem a língua presa, já que os outros irmaos 3 tiveram que dar um “pico”no freio da língua, e se isso pode ser algum problema de dislexia…

    Ela é muito inteligente e entende tudo, só que nao faz mto esforço para se expresar atraves da fala, ela aponta e se expressa com os famosos “hum…hum”..

    Obrigada.

  29. conceiçao lima disse:

    tenho dificuldades pra falar palavras com l.como : problema, fluente e etc. gostria de saber como reslover minha situaçao e quanto tempo leva.

  30. Bruno disse:

    Olá,tenho 20 anos e fiquei maravilhado com esse texto,pois tenho dificuldades em pronunciar palavras com a letra ‘s’ e ‘z’,os sons saem distorcidos e isso me incomoda muito durante a fala.Iniciarei o tratamento o quanto antes,pois quero me ver livre desse problema que me atrapalha no meu trabalho,na faculdade e em qualquer momento,sendo que a fala é a comunicação que mais uso para me expressar.Gostaria de saber outras informações sobre o ceceio nasal,por ser relativamente raro,como você diz no texto,é possível o tratamento ou uma cirurgia para corrigi-lo?Sou muito grato,desde já.Parabéns pela riqueza desse artigo!

  31. lyara gabriella disse:

    Boa tarde!!
    Gostaria de esclarecer uma duvida: o que seria doencas metabolicas,que o fonoaudiologo atua??

  32. danielly disse:

    Olá, eu adorei esse artigo quero estabelecer uma coisa tipo eu tenho dificuldade de falar com essa seguinte consoante ( S , ZZ e X ) ex: assistir, pizza, sexo, xerox e outras algumas com esse consoante s e zz. O s antes e depois q atrapalha igual a palavra assistir não sai mt bem.

    me ajuda!!! quero mt um exercicios basicos pra aprender corretamente as minhas dúvidas.

  33. Carlos disse:

    Ola tenho 16 anos e acho que tenho a lingua presa pois troco as letras R e L por G exemplos Em vez e falar agora falo agoga e em vez de falar Celeski falo cegueski sera se tem cura isso queria muito a ajuda de alguem pois já me rejeitaram em um estagio por falar assim se puder me responder no meu e-mail carlospetrisc@hotmail.com ficarei agradecido.

  34. Jussimara disse:

    Olá, sou gostaria de saber se uma criança que apresenta ceceio ( não tratado) terá dificuldades na alfabetização pelo método fônico ?

  35. jheikson disse:

    oi , tenho problema na fala desde de criança tenho 16 anos e não pronumncio os sons do ç,s,r,x,e o j e o z, pronuncio com sons de g,. Procurei uma fonoaudiologa ela mandou procurarum otorino, ele disse q eu precisava operar a garganta , tinha uma carne crescida por dentro e no nariz , ,. . ela mandou procurar um dentista para ajeitar os dentes ,. e só depois ir com ela , estou ha 2 anos esperando pela cirurgia,.,.Gostaria de saber se ela esta certo e se ainda tem cura , por favor me responda estou tão desanimado,.

  36. Claudine disse:

    Gente lendo esse site descobri que tenho ceceio lateral sem duvida ,nunca me atrapalhou em falar em publico ,quer dizer nao pra mim,pronuncio certo as palavras,mas em relacao ao SOM que sai noooossa,,voces ja tiveram a oportunidade de se ouvir, uma gravacao, e horrivel e te deixa pra baixo…mas enfim …vou procurar um especialista de imediato….espero que de tudo certo pq ADORO FALAR….

  37. José Alves disse:

    Boa tarde,
    Tenho um probleminha em falar palavras com som de “ti” e “gi”, por que minha língua simplesmente parece se “esparramar” pela boca e me impede de pronunciar com eficácia certas palavras…

    Isso também é considerado língua presa ?

  38. amanda disse:

    oi, não sei se tenho lingua presa ou enrrolada, mas sei que tenho este problema desde crianca tenho 15 anos , consigo me comunicar com com meus amigos e colegas normalmente mais tem horas que e muito chato porque não consigo falar ex palavras com cl,fl,gl,cr,bl,gr,etc por isso eu fico muito constrangida em nao falar normalmente como os outros

  39. Clarissa disse:

    Olá, tenho uma problema na fala que me incomoda muito, já sofri muita zuação por causa disso. Não sei se é lingua presa ou o q é, mas tipo, quando eu fala a palavra CASA o som que sai é CAJA, se falo CLARISSA sai CLARIXA… Sai um chiado incomodante, o que seria isso??? a cirurgia resolve?

  40. mara disse:

    tenho 11 anos e desde q aprendi a falar, falo com a lingua nos dentes, o tal do ceceio
    acho horrivel isso, como paro de falar assim??

  41. MARA disse:

    eu gostei muito desse artigo…eu tenho esse problema, e cara é chato, eu tenho muita dificuldade em falar palavras com “c”"s”, antes eu tinha muita dificuldade com outras letras também tipo, Z,J,G,CH, mas ai eu fui treinando em casa mesmo e melhorou, mas esse problema do ceceio é muito as dá vergonha por que a gente fica falando errado.
    as palavras que estavam nesse texto mesmo “ceceio” “cessa” o som sai chiando.

  42. rafhael disse:

    eu não consigo falar palavras que tenha as letras G,K,C e Q.
    Por exemplo: toda vez que eu falo gostar eu engulo o G,e as vezes eu troco o C e o Q por K, e tbm eu engulo essas letras em algumas palavras.
    Por favor me responda o que eu preciso fazer para acabar com isso
    meu e-mail: kristane_rafael@live.com

  43. j.cruz disse:

    olá tenho um problema na fala que me incomoda muito, quando falo palavras que tem S , C e Z, por exemplo a palavra CASA vira CAJA, VOCÊ vira VOXÊ e ZÁZÁ vira JÁJÁ. Será que issso tem cura, por favor me mande resposta. OBRIGADO.

  44. Aline disse:

    oii, eu tenho dificuldade ao falar algumas palavras, costumo trocar o R pelo L e vice- versa as vezes. Tenho de procurar ajuda com fono? algumas pessoas falam que eu preciso de cirurgia, é verdade? o que eu faço?
    aguardo a resposta. obrigado!

  45. Marta H. correia disse:

    oii, eu tenho dificuldade ao falar algumas palavras, costumo trocar o R pelo L e vice- versa as vezes. Tenho de procurar ajuda com fono? algumas pessoas falam que eu preciso de cirurgia, é verdade? o que eu faço?
    aguardo a resposta. obrigado!

  46. elias macedo de oliveira disse:

    oii, eu tenho dificuldade ao falar algumas palavras, costumo trocar o R pelo L.Tenho de procurar ajuda com fono?o que eu faço?
    aguardo a resposta. obrigado!

  47. jadson oliveira disse:

    eu não consigo falar palavras com R, eu troco por G não sei porque.queria perguntar porque isso acontece e se tem alguma maneira pra mim ficar normal

  48. Landerson disse:

    Eu tenho dificuldade de falar palavras com os fonemas/sílabas: di – /Ʒ/ – /s/ – ti – /ʃ / !E não é apenas isto: eu falo meio estranho, meus amigos dizem que eu”falo pra dentro”! Parece que fica um vento entre a língua, e parece também que quando pronuncio algumas palavras minha língua fica como se fosse um “U” dentro da boca.. Espero que me ajudem pois eu sofro muito por ser fono! Eu sou muito engraçado, eu rio muito e faço muita piada, mas por ter dificuldade na fala acaba que as pessoas não entendem o que falam e acabo ficando sem graça, já quase entrei em depressão pela dificuldade de comunicação. Espero muitíssimo mesmo que algum de vocês possam me ajudar! Obrigado..

  49. Landerson disse:

    Eu tenho dificuldade de falar palavras com os fonemas/sílabas: di – /Ʒ/ – /s/ – ti – /ʃ / !E não é apenas isto: eu falo meio estranho, meus amigos dizem que eu”falo pra dentro”! Parece que fica um vento entre a língua, e parece também que quando pronuncio algumas palavras minha língua fica como se fosse um “U” dentro da boca.. Espero que me ajudem pois eu sofro muito por ser fono! Eu sou muito engraçado, eu rio muito e faço muita piada, mas por ter dificuldade na fala acaba que as pessoas não entendem o que falam e acabo ficando sem graça, já quase entrei em depressão pela dificuldade de comunicação. Espero muitíssimo mesmo que algum de vocês possam me ajudar! Obrigado.ʃ .

  50. João Silva disse:

    Estou precisando saber o que fazer para ter uma boa pronuncia pois troco a letra L pelo R,Exemplo – tles

  51. Rodrigo disse:

    Oiee tenho 14 anos, e eu nao consigo falar as palavras com r. Eu tróco o R pelo L. Tipo: Troco, Gramatica, professor. Nao tem nenhum Auxilio que agente pode fazer em casa, para ajuda a distrava as palavra. Obrigadoo

  52. Rodrigo disse:

    Invés di três eu falo tlês tanbem kk

  53. Vinicíus disse:

    Tenho 7 anos e não consigo falar as letras c,s,v tem algum exercício para meus pais me ajudarem , eu já faço tratamento com fono mas ele não passa nenhum dever para casa .

  54. yeda disse:

    gente eu tbem? quero este probelma mas sou muito feliz quero falor para vcs só deus para a junda so´ele que tem o pode de ajunda muito obrigada

  55. gislei disse:

    ai eu tenho esse problema, faz muito tempo e muito ruim chega para as pessoas e começa a fala e elas não entender oq eu falo fico muito nervoso e paro de fala na hora, n gosto muito de festa por causa disso, eu ia n fono, qto eu era pequeno e não adiantou nada, eu fiquei mais de 5 meses fazendo e depois resolve sai, ai qto fiquei mais velho eu voltei, mais achei de tb n ia adianta, agora eu eu verso de talvez ia adianta alguma coisa, mais talvez até resolver esse problema do diablo, no outro ano vou começa dnv ja estou muito nervoso com a minha propria voz.

  56. maria aparecida de oliveira barbaresco disse:

    gostaria de saber se tem algum site que ensina a falar as palavras ,como se fosse um gravador alguém fala e o paciente repete é muito importante pois a fono do meu filho não esta dando resultados.

  57. wily salomão disse:

    GOSTARIA DE RECEBER DICAS DE EXERCICIOS PORQUE O “R” SAI COM SOM DE “L” E TENHO SIFICULDADE DE PRONUNCIA TODOS OS TIPOS DE PALAVRAS QUE CONTENHANA LETA R POR AXEMPLO: PR ,TR ,CR ETC… JA AGRADEÇO

  58. Renata alves disse:

    A minha grande dificuldade,que eu tenho á palavras que tem r no meio dessas palavras.eu sei corretamente mas não sei falar.ex:palavras já é uma dificuldade em falar e pior que já me prejudicou na minha área profissional.Eu gostaria de saber que esse problema resolve so que fazer fono o uma cirugia resolvia.

    Obrigada e aguardo resposta

  59. Simone Oliveira Morais disse:

    Dificuldades com as letras L e R, tem que fazer cirurgia ou apenas exercícios resolvem???

    Quero fazer o tratamento, pois não aguento mais ser motivo de chacotas, piadas… Sofro muito no meu serviço!!!

    Grata,
    Simone

  60. Dalila disse:

    Gostaria e saber se tem tratamento para fazer em casa. Eu tenho serta dificuldade em falar palavras que tem R ex: três,troco, eu escuto o som emitido por mim com dois rr me ajude/

  61. Sarah disse:

    Tenho 12 anos e odeio falar com ceceio, me incomoda bastante, parece que a pessoa com quem estou conversando está incomodada com o meu jeito de falar e eu me sinto meio… sem saída, é muito ruim, minha mãe me diz que isso passa na medida que vou crescendo mas não é verdade, eu já pedi pra ela pronunciar palavras que tenham s/z/c/ç bem devagar pra mim ver como a língua dela se posiciona e eu poder imitar, mas até hoje eu não consegui acabar com o ceceio

  62. Eeeu disse:

    Olá! tenho problema na pronúncia do R
    falo arrastando sabe? tipo: ferrriado
    gostaria de ajuda, quero muito falar corretamente
    Obrigada

  63. janikele santos disse:

    ola bom dia, minha filha tem 2 anos e 9 meses
    e fala muito pouco e tem problemas com algumas letras como por exemplo vovó ela chama popó e saco ela fala taco e usa muita mimica e fica super nervosa quando a gente insiste em algumas palavras fica super nervosa me ajudem na minha familia ha casos de lingua presa sera isso?

  64. Shirlei Paris disse:

    tenho problema com palavras com ‘pl’ isso me deixa muito triste. como posso melhora,me ajudem.

    Obrigada e aguardo resposta

  65. gleyci disse:

    boa tarde!!
    tenho um problema sou um cebolinha ao contrario.
    não consigo fala palavras como cl, pl,gl,bl,lh nem mesmo meu proprio nome pois sempre pronuncio como se fosse greyci.
    estou precisando de ajuda pois isto esta atrapalhando o meu desempenho no trabalho.

  66. jessica disse:

    eu nao consigo fala ra re ri ro ru ”/ tem cura isso ?!

  67. izadora disse:

    Olá, boa tarde.
    Tenho 15 anos e desde que nasci não consigo pronunciar palavras com r, apenas com rr. Mas quando falo ouço a palavra corretamente. Isso tem jeito de melhorar?

  68. anderson coelho da silva disse:

    eu tenho dificuldade em pronuncia a palavra problema e outras

  69. Rafael Castro disse:

    Tenho ceceio, dificuldade de pronunciar r, l gostaria que mim enviace alguns exercicios.

  70. Hebraico disse:

    #ME AJUDAAAAAAAA, TODA VEZ QE TENTO PRONUNCIAR UMA PALAVRA QE CONTEM A LETRA “R” EU PRONUNCIO COM A LETRA ” G ” , PQ ISSO ? TEM CURA ? ;/

  71. Hebraico disse:

    #ME AJUDAAAAAAA, TODA VEZ QE TENTO PRONUNCIAR UMA PALAVRA QE CONTEM A LETRA “R” EU PRONUNCIO COM A LETRA ” G ” , PQ ISSO ? TEM CURA ? ;/

  72. Hebraico disse:

    #ME AJUDAAAA, TODA VEZ QE TENTO PRONUNCIAR UMA PALAVRA QE CONTEM A LETRA “R” EU PRONUNCIO COM A LETRA ” G ” , PQ ISSO ? TEM CURA ? ;/

  73. Erica disse:

    Oie tenho dificuldade de falar palavras com a letra R gostaria que enviasse exercicios

  74. Olá! tenho problema na pronúncia do R
    falo arrastando sabe? tipo: ferrriado
    gostaria de ajuda, quero muito falar corretamente
    Obrigada

  75. rosineide disse:

    nao gosto de nao saber falar palavras com a letra r,,tenho problemas

  76. Pâmela disse:

    Eu tenho problemas na pronuncia do s e z ja fiz fono duas vezes mais meu problema continua não acho que me ajudou muito melhorou pouca coisa. So no 2º fono que ele percebeu que tenho um desvio na lingua ao pronunciar essas letras. Gostaria de solucionar esse problema pois me encomoda no trabalho, faculdade e ate na minha vida social.

  77. Sarah disse:

    Eu falo com ceceio desde que aprendi a falar. Atualmente tenho 12 anos, e a língua presa me incomoda muito, principalmente em frases que tenham muitas palavras com /s/, /c/, /z/ e /ç/.
    Minha mãe me disse que isso passa com o tempo, mas eu duvido muito, aquele produtor musical Arnaldo Saccomani e o ex presidente Luís Inácio Lula da Silva já devem ter uns 60 ou 70 anos e até hoje falam com o ceceio.
    Eu quero muito aprender a falar corretamente, sem a língua presa, pois eu tenho muita vergonha de pronunciar palavras com /s/, /c/, /z/, /ç/. Me tornei uma pessoa muito calada, evito me expressar muito, pois eu ODEIO essa língua presa!

  78. Thayciane disse:

    Eu tbm sofro d ceceio, nao gosto d falar, e as pessoas se afastam d mim, me ajudem pv! Eu tenho o mesmo problema da Sarah, igualzinho.

  79. Larissa disse:

    ola tenho difuculdades de pronunciar o L e outras palavras acho que tenho ceceio desdi de criança,mais hoje tenho 19 anos e mim sinto angustiada e deprimida porque faço faculdade,e trabalho e faço parte de um grupo na igreja e queria muito falar em publico mais tenho vergonha ,por favor mim ajudem !!será que ainda tem jeito pra mim ? por favor envie a resposta para o meu hotmail Larissa_htaquente@hotmail.com

  80. sarah disse:

    oie, tenho dificuldades em falar palavras com a letra R, não consigo da aquela tremidinha q o galvão bueno faz questão de falar quando fala o nome do Ronaldo rsrsrs… morro de vergonha de falar em publico ou ao menos me apresentar pois como meu nome é sa”R”ah sai meio q enrolado..

  81. Leonel MaNuel disse:

    oi,gent valeu mesm tenh dificuldades pra pronuciar a lentra “r”e por vezer pronucio “r” em vez de “l “e “l” e vez de”r” ler esse artigo me fez bem pois hoj sei que nao sou o unico e que ceceio tem tratamento <3<3

  82. Poli disse:

    Ola, me chamo Poliane, e desde menor tenho esse problema, do “S” Quando vou falar alguma palavra com a letra “S” por exemplo: Sapo. minha língua fica entre os meus dentes, e me incomoda muito porque não consigo falar uma frase inteira sem me atrapalhar toda. As vezes fico até com vergonha porque tenho medo que as pessoas reparem. Quando falo com alguém mesmo,as pessoas começam a ficar me olhando de uma maneira estranha tipo me observando (observando o modo que eu falo) e me sinto mal. :(

  83. ana cristina disse:

    ola meu nome e ana cristina tenho a lingua presa troco o r pelo l isso me atrapalha muito gostaria de saber se ainda da para corrigir grata

  84. karina disse:

    boa noite?gostaria de saber o q faço pois falo errado todas as palavras q tem R no meio troco pelo L ,isso é muito constragedor pra mim,aguardo respostas.

  85. Carla M. disse:

    Olá Boa noite!!Não consigo dizer a letra R ,por ex. Garfo eu digo Gafo!É triste ser assim ,passo os dias a ouvir as pessoas a gozarem e a rirem de mim no trabalho…Acho que tenho a lingua presa tambêm!Será que me podiam aconselhar o que devo fazer por favor?Obrigada!

  86. Carla M. disse:

    Olá Boa noite!!Não consigo dizer a letra R ,por ex. Garfo eu digo Gafo!É triste ser assim ,passo os dias a ouvir as pessoas a gozarem e a rirem de mim no trabalho…Acho que tenho a lingua presa tambêm!Será que me podiam ajudar por favor?Obrigada!

  87. josé antonio ap antunes disse:

    oi boa noite estou vendo esta materia sobre pronunciar palavras erradas,eu também tenho esse probrema desde criança,ao inves de falar leite eu falo reite,é assim com todas as palavras que tem L,EXEMPLO-LITRO,RITRO,RELOGIO-REROGIO-LEMBRANÇA-REMBRANÇA é assim por diante,gostaria de saber como corrigir esse problema na fala,muito obrigado espero a resposta

  88. josé antonio ap antunes disse:

    EU TENHO VERGONHA ATÉ DE CANTAR MUSICAS QUE EU GOSTO DE CANTAR,MAS COMO EU TROCO O L PELO R FICO CHATEADO É COM VERGONHA!!!

  89. Ademir disse:

    EU FALO PROBREMA ..CRARO..CRAUDIA… AO INVÉS DE PRONUNCIAR O L PRONUNCIO R ….. COMO RESOLVER ISSO NÃO CONSIGO DE JEITO NENHUM PRONUNCIAR PALAVRAS COMO CLARO..ATÉ MUDEI DE OPERADORA DE CELULAR PQ TODA VEZ DE COMPRAR CREDITO ERA UM TRANSTORNO rs ….. E NAMORAR COM UMA GAROTA QUE SE CHAME CLAUDIA SERIA UMA TORTURA A MINHA PESSOA :-/ ME AJUDE POR FAVOR …SE CORTAR MAIS , AQUELA PELE QUE FICA EM BAIXO DA LINGUA RESOLVE ???

  90. Mael santos disse:

    Eu tenho Um Problema de pronunciar as palavras com lh
    Já tentei resolver mais continua!
    Uma vez Eu conseguir pronunciar da maneira correta, mais depois Não conseguir mais!

  91. giselle disse:

    eu quero saber ser tenho lingua presa ou lingua solta
    por que eu falo muito errado e os meu amigos ficam me zuado, ser voces poder me ajudar eu fico muito feliz

  92. RENATO disse:

    OLA, EU TENHO DIFICULDADE DE FALAR PALAVRAS COM PR TR ETC… O SOM ATE QUE SAI DA PRA ENTENDER O RE R POREM SAI COMO SE ESTIVESSE EMBOLANDO SE EU PRONUNCIAR A PALAVRA IRIRI SAI COM MUITA DIFICULDADE, GRADO PELA VOSSA EXPLICAÇÃO…

  93. Ana disse:

    Olá, tenho dificuldades em pronunciar palavras com R, pr, gr, tr…enfim essas combinações, palavras como arara, e todos com esse uso do r, sai embolado. Tenho 30 anos e queria saber se existe tratamento para isso e qual seria.

  94. alison disse:

    adorei o que o texto diz para a pessoa que ler explica o que a pessoa quer

  95. alison disse:

    adorei o que o texto diz para a pessoa que ler explica o que a pessoa quer saber

  96. bruna disse:

    oi achei esse artigo muito legal , pois acho que tenho ceceio nasal, quando fala a letra s ou z sai anasalado como resolver isso. obrigada!

  97. ludmylla disse:

    eu tenho ceceio como faço para parar de falar desse jeito ?

  98. Thaina Dimas disse:

    Oie , eu tenho problemas em respiração e expiração mas a minha fono , disse que a minha maior dificuldade é o equilíbrio e a postura da linguá , quando pronuncio palavras com “S”"X” sair com o som de “CHÀ” ,existe alguma operação para isto , me ajudem por favor .Obrigada

  99. TIAGO disse:

    TENHO DIFICULDADE NA FALA. EU TROCO O L POR R POR EX: FALAR , LAPA, LARANJA. SAI COMO FARAR, RAPA,RARANJA. O QUE FAZER

  100. julyana disse:

    Oi,tenho 22 anos,desde pequena eu falo enrolado,tenho dificuldades em falar tipo arara sai agaga,tbm palavras como grande,criança tdo sai errado,tenho solução ainda? Oque eu devo fazer? Obrigada.

  101. dimael disse:

    ola boa tarde tenho a lingua presa nao sei fala palavras como ,mirele, laranja , bela ,geladeira nas letras l, s r mim agarro .

  102. Gelson disse:

    Boa tarde

    Tenho 53 anos.Ainda muito criança adiquirí a epilepsia.Gosto
    muito de me relacionar e conversár com as pessoas.Há bastante tempo eu convivo com um problema, que deve ser
    problema de retenção de raciocinio ou retenção da lingua.
    Quando estou conversando com alguém,não consigo proferir
    as palavras corretamente, quer dizer, as palavras no ato
    da fala acabam sendo pronunciadas de forma distorcidas.Exemplo,ao invés de eu falar também,acabo falando” tamem”.A sensação que eu sinto é como se a lingua travasse e retesse a minha fala e o meu raciocinio.
    Tire as minhas dúvidas.O que será que deve estar
    acontecendo?
    Obrigado

  103. DAYANE disse:

    Boa noite eu li essa reportagem e me alivio um pouco,hoje era para eu ser contratada para ser professora e hoje descobri que troco o l pelo r durante a entrevista,enfim sai frustada pois estudei e batalhei para conseguir essa vaga e derre pente tudo desmorona pra mim.Fui ao medico pedir um encaminhamento há umas semanas atrás e disse que era uma carne esponjosa e não é não ,pois uma dentista tinha me indicado a fazer um tratamento com o fonoaudiólogo ,pois ela acreditava que fosse língua presa e o medico disse que eu não tinha problema nenhum.Agora é correr atras do prejuízo e do atraso.

  104. Muniz souza disse:

    Eu tenho a lingua presa eu nao consigo falar direito, minha ligua presa, eu tenho vergonha a fala cm os meus amigos, tem jeito isso, falar bem!
    Obrigado

  105. Júlio César disse:

    Oi, sou Júlio e tenho 15 anos …
    Tenho probleminha(problemão) em falar palavras; exemplo: “CRENTE”"IGREJA” “GRAMATICA”"CRISTO” … No lugar do “r” sai com som de “L” .. e tenho dificuldade … mesmo eu sendo grandinho ja, nao mais bebe, tem jeito pra mim?
    Se puderem me mandar um email falando alguma dica, ou simplismente a resposta vou ficar muito grato a voces ..
    Email: julioservant@gmail.com
    (Queria muito cantar, falar e nao ter mais esse problema) aguardo atenciosamente. Abraço!

  106. Carina greicy disse:

    oi , tenho 17 anos estou cursando pedagogia e desde criança não consigo pronunciar palavras com a letra L na 2 letra ou troco a letra L por R , como por exemplo não consigo falar claro , Platão , Claudia , claramente etc… eu falo craro, pratão etc.. tenho vergonha de falar essas palavra em publico não consigo pronuncia-las corretamente tem alguma coisa q posso fazer para melhorar isso ? me ajudem .grata.

  107. maria disse:

    BOM DIA TENHO UM PROBLEMA ENORME TODAS PALAVRAS QUE TEM A LETRA L FALO COM SE FOSSE R PRA MIM ESTA CORRETO MAIS MUITO RIREM DE MIM POR EU FALAR ASSIM POXA ISSO ME ATRAPALHA MUITO ATE ONDE TRABALHO TROCOS TODAS COMO CLAUDIA PLURAL PROBLEMA CLEBER FLAVIA PLANALTO E POR AI VAI ME AJUDE

  108. Itallo Flores disse:

    tenho 21 anos ainda tem tratamento para minha situação de falar meio.parecendo que estou com ovo na boca. aguardo resposta. obrigado

  109. Isabel disse:

    Eu tenho 10 anos e não tem pro meu caso e não e justo

  110. Isabel disse:

    iqerjbhqiuebPIÇJKGBAIDJFB não presta

  111. Isabel disse:

    http;//naopresta e ridiculo

  112. sandra disse:

    Eu tenho 31 anos meu plobema e nao pronuciar direito as palavras com aletra c

  113. Carolina disse:

    Oi, eu tenho 13 anos, e tenho esse tal de ceceio lateral, o ar escapa de um lado apenas, parece que não sai corretamente a letra s, ela sai um pouco abafada.
    Não falo com a lingua entre os dentes, porém da pra perceber, chupei dedo até os 11 anos de idade, e meus dentes de cima são pra frente e não se encaixam. Preciso de uma fonoaudiologa ou colocar um aparelho pra consertar os dentes?

  114. Sou carlos tenho 28 anos e falor errado alguma palavra e o r,l,s,z,t,d,f,v,q,g po causa disso ecrevro errado com essa palavra ja fui na fonodiologa nao muita vezes e eu tenho vergonha disso e prencoceito comingo mesmo gostaria de ajundar quem podir me ta um conselhor pelo email sou de tres lagoas mato grosso do sul meu celular(67)91946477 e muito obrigado me ajundar om.isso td .

  115. vanderlei disse:

    tenho a lingua presa tenho 42anos tem como soltar com uma cirurgia

  116. lucas melo disse:

    Eu tenho dificuldade , troco o L pelo R , exemplo……compreto , fravia , ingres…me ajudem , obd.

  117. eu tenhu problemas na fala de r eu queru melhorar ta!

  118. Ana disse:

    Oiê.. Meu nome é Ana..
    Tenho o Mesmo Problema que j.cruz:
    olá tenho um problema na fala que me
    incomoda muito, quando falo palavras que
    tem S , C e Z, por exemplo a palavra CASA vira
    CAJA, VOCÊ vira VOXÊ e ZÁZÁ vira JÁJÁ. Será
    que issso tem cura, por favor me mande
    resposta. OBRIGADO.
    Ana: Espero a Resposta o mais Rápido Possivel.. Muito Obrigado!

  119. Carlos disse:

    Olá, preciso de ajuda eu na falo as letras “R” com som de “L” praticamente com som de “G” o que eu faço

  120. Elenilda Oliveira disse:

    Olá, boa tarde

    Gostaria que me orientassem a respeito pois desde os meus 15 anos que perdi meus quatro dentes incisivos da parte superior e tive que usar um prótese móvel e devido a adaptação não a troquei durante anos. Agora após 30 anos, fiz há oito meses implante dentário e coloquei as coroas no dia 07/07 mais estou falando como se estivesse sobrando e pronunciando as palavras com dificuldade.
    Meu dentista falou que isso vai passar, mais já faz 01 semana e continuo do mesmo jeito, seria bom procurar uma fono ou será que vai passar, porque minha língua só vai pra cima das coroas.
    Por favor respondam!

  121. Hellen Crsitina Pinheiro de Sales Santana disse:

    Olá! Eu não pronúncio direito as palavras em que existe ‘R’ no meio de ambas letras..isso é linguá presa??

  122. cleyton disse:

    ola, eu não consigo falar ra, re , ri ro ru, o que eu faço.

Deixe um comentário

Nome (obrigatório)

E-mail (Não sera publicado) (obrigatório)

Site

Mensagem